Musculação é para jovens e idosos

Durante muito tempo, a musculação foi vista como uma atividade física perigosa. O exercício estava ligado ao uso de esteroides e ao simples aumento do bíceps e do peitoral. Hoje, o público da musculação cresceu e se diversificou. Jovens e idosos são adeptos da modalidade, recomendada por médicos, fisioterapeutas e professores de educação física.

Está cientificamente provado que após os 30, 40 anos começamos a perder massa muscular de forma espontânea (chama-se sarcopenia). Esse processo vai se acentuando com a idade e existem algumas consequências, como a perda da força e da autonomia para realizar as tarefas cotidianas. Essa é uma das principais razões para a musculação ser uma atividade fundamental nessa idade. Mas é importante ressaltar que não apenas a musculação promove o ganho de massa muscular. Qualquer atividade em que haja resistência ao movimento vai promover os mesmos benefícios, como o pilates, a ginástica localizada, a ginástica funcional, entre outras. Escolha a que proporciona mais prazer e siga em frente.

Emagrecer

As atividades aeróbicas,  são as mais eficientes para emagrecer. É por isso que a Organização Mundial da Saúde recomenda que se façam 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana, de preferência divididos em cinco dias. Mas ter uma boa quantidade de músculos no corpo é uma maneira de ajudá-lo a queimar gordura, mesmo em repouso, o que faz as atividades que promovem ganho de massa muscular ser tão importantes. Cada quilo de músculo que temos em nosso corpo consome em torno de 35 a 40 calorias por dia, enquanto 1 quilo de gordura consome de 5 a 6 calorias.

Quedas

As quedas representam a sexta maior causa de morte entre os idosos. Para evitar esse problema é fundamental manter a musculatura forte e desenvolver o equilíbrio. Essa é mais uma razão para as pessoas na terceira idade praticarem musculação. Exercícios que aliam o trabalho de força, coordenação motora e equilíbrio são os mais indicados. A ginástica funcional, bastante comum em academias, é um bom exemplo desse tipo de atividade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: