Benefícios de estar musculoso

As respostas aos exercícios físicos entre homens e mulheres são diferentes, principalmente por questões hormonais. Enquanto a testosterona permite aos homens uma formação muscular mais acentuada, o estrógeno dá ao corpo das mulheres um arredondamento da camada de gordura.

Apesar disto, muitas mulheres vêm se dedicando à prática da musculação, com o objetivo de esculpir o corpo, conseguindo uma maior definição muscular. Na verdade, o conceito de beleza mudou muito e ter um corpo definido é um indicativo de saúde e vitalidade.musculacaosw3

Homens e mulheres (na maioria) têm objetivos distintos quando começam a fazer musculação. A maioria dos homens quer aumentar a massa muscular e definir o abdome, os braços, as costas e conseguir pernas com maior volume. Já a maior parte das mulheres se assusta com a idéia de aumentar os músculos, procurando apenas concertar o que está flácido ou manter o que está bom. Mas o número de mulheres que procura um trabalho de hipertrofia vem crescendo muito nos dias atuais.

Veja abaixo alguns benefícios de estar musculoso

– Melhora a postura.
– Previne as dores na coluna.
– Melhora a autoconfiança.
– Aumenta a força para as atividades cotidianas.
– Aumenta a proteção das articulações e dos ossos.
– Ajuda no processo de queima de gordura, modificando o metabolismo basal (reserva de energia), acelerando-o.
– Evita várias doenças, entre elas a Osteoporose, a Artrose e a Diabetes.
– Torna o coração mais saudável, principalmente para esforços intensos.
– A musculação rejuvenesce e mantém você jovem, diminuindo a perda de massa muscular, além do ganho de força.
– Melhora o desempenho esportivo.

Embora muitas atividades físicas colaborem para o aumento da massa muscular, o treinamento resistido (exercícios com peso, onde há uma resistência, como na musculação) é o estímulo mais eficiente para essa finalidade.

Tanto o aumento de massa muscular, quanto à diminuição da gordura corporal, varia de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma forma à atividade física e a dietas alimentares. Uns conseguem resultados mais rápidos. Outros demoram mais tempo, levando em conta a atividade, freqüência e intensidade da atividade física, dieta, genética, problemas hormonais etc. Insista e tenha muita disciplina que os resultados aparecerão.

Algumas pessoas têm muita facilidade para aumentar a massa muscular. Algumas têm muita dificuldade. E a maioria consegue um certo aumento, mas sem atingir valores excepcionais, como os fisiculturistas campeões. Para que haja um aumento da massa muscular, o processo mais significativo é a hipertrofia (crescimento de uma célula ou órgão devido ao aumento do tamanho dos componentes da célula).

É através dessa hipertrofia que o músculo aumenta de tamanho, após o treino de musculação. Nestes treinos, há uma sobrecarga tensional nos músculos. Esta tensão faz com que o músculo se contraia contra a resistência oferecida, alterando a permeabilidade da membrana celular aos íons de cálcio que migram para dentro da fibra muscular.

O aumento da concentração de cálcio ativa proteases miofibrilares, enzimas que destroem as miofibrilas. Estas são filamentos protéicos que compõem a maior parte da estrutura muscular. Portanto, durante os exercícios ocorre a destruição das miofibrilas, mas no descanso (muito importante para o aumento da massa muscular e para evitar a fadiga muscular) as miofibrilas são refeitas por síntese protéica, numa proporção maior do que a destruição das mesmas, ocorrendo o aumento do volume muscular.

A síntese de proteínas após o exercício é estimulada pelos hormônios anabólicos do nosso organismo, que são:

– G.H.(hormônio do crescimento): formado por aminoácidos e estimulados pelos exercícios intensos, pelo sono e pela hipoglicemia.
– Testosterona (hormônio sexual masculino): sintetizado a partir do colesterol e estimulado pelo treino pesado.
– Insulina (hormônio que atua na absorção de glicose pelas células): formado por aminoácidos e estimulados pela ingestão de carboidratos.

Mas, infelizmente, muitas pessoas orientadas por profissionais não gabaritados e aptos a prescrever hormônios tomam anabolizantes, que causam sérios e irreversíveis danos ao corpo, ou suplementos alimentares, sem precisarem, adquirindo problemas renais e outros.

Saiba que o treinamento correto e bem orientado e o descanso adequado aliada a uma dieta feita por uma nutricionista (pois somente ela poderá prescrever dietas) darão excelentes resultados. Se os resultados conseguidos não forem os esperados, dificilmente poderá ser melhor com suplementos e anabolizantes.

Na realidade, as drogas não fazem campeões. Muitas pessoas aumentam muito a massa muscular sem o uso de drogas e algumas tem tanta dificuldade que tem resultados muito pequenos, mesmo utilizando essas substâncias, além de causarem muitos problemas à saúde. O motivo para isto é, sem dúvida, a herança genética do indivíduo.

Concluindo, sugerimos para ganho de massa muscular:

– Avaliação física (disponível nas melhores academias).
– Treinos de musculação, bem orientados, de acordo com a sua necessidade.
– Obedeça o tempo de descanso.
– Duração dos exercícios de, no máximo, 1 hora.
– O sono noturno deve ser suficiente para recuperar as energias.
– A dieta deve ser balanceada de acordo com a orientação da nutricionista, pois a alimentação faz toda a diferença na hora de conseguir resultados com um trabalho muscular.
– Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos.
– Leve a sério a musculação, pois ela, sem dúvida, pode trazer muitos benefícios e, se você quiser, realmente aumentar a massa muscular.
– Tenha disciplina, siga as dicas acima e supere os seus próprios limites.

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