Os muscúlos devem descansar…

musculacaosw A recuperação entre as séries de um exercício, entre os exercícios e entre as sessões de treinamento é um fator tão importante quanto o próprio treinamento. Os períodos de descanso permitidos entre as séries e entre os exercícios durante uma sessão são em grande parte determinados pelos objetivos do programa de treinamento.

Se você não der o tempo adequado para recuperação o seu progresso será prejudicado. Isso vale para qualquer atividade física, seja musculação, corrida, ciclismo, aeróbica, qualquer coisa. Se você quiser melhorar em sua atividade deve descansar o tempo necessário para que as transformações adaptativas aconteçam.

Um estudo realizado pelo grupo de pesquisa da Nautilus demonstrou que o tempo de recuperação necessário varia imensamente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas que participaram no estudo se recuperavam em algumas horas enquanto outras precisavam de até uma semana. É claro que essas são exceções, extremos de um lado e de outro, e que a maioria das pessoas se encaixam num meio termo.

Para se saber qual o ideal para cada um deve-se experimentar, dando tempos de descanso diferentes e analisando o resultado, até que se encontre o período ideal. Isso é muito importante para evitar o estado em que o corpo não consegue se recuperar de um treinamento eficientemente chamado de overtraining.

Normalmente antes desse ponto o corpo fornece avisos de que está sendo usado acima de sua capacidade. Falta de interesse no treinamento é um dos sinais que devem ser levados em conta. É normal sentir falta de entusiasmo algumas vezes, todos tem aqueles dias em que preferem não treinar, isso pode ser por que se teve um dia muito cansativo, ou por que a saúde não está 100 %. Mas quanto a vontade de treinar é uma rara exceção e não a regra, quando isso se repete com freqüência pode ser sinal de que você está treinando demais e precisa descansar mais. Tire pelo menos uma semana de descanso e você voltará com toda energia aos treinamento.

Outro fator é a idade. Normalmente quando ficamos mais velhos o tempo de recuperação aumenta. Se se quiser ter uma longa vida atlética é necessário ajustar o treinamento e o descanso para evitar que lesões façam com que você tenha que parar de praticar atividade física.

O envelhecimento com o qual estamos acostumados e que consideramos normal é conseqüência de falta de atividade física. Através de um programa bem elaborado é possível manter um ótimo nível de condicionamento físico até idades avançadas. É possível ter aos 60 anos um condicionamento melhor do que pessoas sedentárias de 20 anos.

Sem querer estabelecer regras fixas para descanso, especialistas sugerem os seguintes critérios para determinação do tempo de descanso entre as sessões de treinamento :

O período tradicionalmente seguido para a recuperação entre as sessões para um determinado grupo muscular é de um dia. Esta ainda é uma boa regra geral, apesar de algumas evidências indicarem que outros padrões para as sessões de treinamento e os períodos de recuperação são igualmente benéficos.

Objetivando-se a hipertrofia muscular recomendo sempre um intervalo de no mínimo 72 horas para o grupo muscular treinado voltar a ser solicitado.

Objetivando-se endurance, recomenda-se o treinamento em circuito , com períodos curtos de descanso ( menos de 30 segundos ), com cargas relativamente leves mas que solicitem um estímulo muscular.

Objetivando-se o desenvolvimento da resistência muscular localizada um intervalo muito utilizado é de 30 segundos entre as séries.

Em se tratando de períodos de recuperação é de suma importância levarmos em consideração o princípio da individualidade biológica considerando que nenhum organismo é igual a outro, impossibilitando assim uma classificação rígida do tempos necessários para a recuperação total do organismo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: