O que é o Musculo?

O que é o Musculo?

Pensar em movimento do corpo é pensar em alguém fazendo exercícios. Mas não é só isso, existem outros tipos de movimentos que realizamos como, por exemplo, mastigar e engolir, abrir e fechar os olhos, o do coração impulsionando o sangue e muitos outros.

Todo o movimento do corpo e seus órgãos internos é executado pelos músculos, que são formados por células altamente especializadas e que são capazes de se contrair e de se relaxar, produzindo os movimentos do corpo.

Podemos classificar os músculos em dois tipos: Os voluntários, que contraem os movimentos corporais, e os involuntários, responsáveis pelo movimento no interior do corpo.

O Desenvolvimento dos Músculo

Todos nós já nascemos com os músculo que usaremos durante toda nossa vida. Mas eles somente se desenvolvem de uma maneira adequada através de uma dieta nutritiva, hormônios e exercícios. Após a adolescência os hormônios masculinos favorecem o maior tamanho e força da musculatura dos meninos.

O que preciso saber sobre os Músculos?

  • O músculo precisa de alimento e oxigênio para se contrair, porque, dentro do músculo circulam vários vasos sangüíneos capilares (vasos muitos finos), através dos quais o músculo recebe alimento e oxigênio.
  • Os músculos não relaxam nem durante o nosso sono. Eles mantem uma contração mínima, ficando em alerta para uma possível contração repentina.
  • O músculo entra em fadiga quando trabalha em excesso. É aí que sentimos dores musculares.
  • A ginástica bem orientada é saudável para os músculo e quando se faz exercícios adequados, ativa-se a circulação sangüínea e aumenta a potência muscular.
  • Quando um atleta pratica certo esporte que utiliza exercícios especiais para o músculo, ocorre a hipertrofia dos músculos, o que nada mais é do que um aumento de volume em locais determinados.
  • A atrofia muscular é quando o músculo não se desenvolve ou diminui de volume. Quando isto ocorre preciso fazer exercícios e massagens especiais por pessoas habilitadas. Casos de atrofia muscular podem ocorrer quando engessamos o braço ou a perna.

Quais São os Problemas Mais Comuns.

Quando os músculos são pouco usados ou exageradamente ficam mais suscetíveis a ferimentos. Quando os músculos são puco usados eles encolhem e se tornam flácidos favorecendo o desgaste muscular e a fraquesa. Quando os musculos são usados em excesso, eles são danificados e causam dor, rigidez e às vezes inflamação e inchaço. Os músculos também podem ficar fracos ou doloridos devido a infecções por vírus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: