National Amateur Bodybuilding Association NABBA INTERNACIONAL – Manual NABBA de Musculação

CATEGORIAS OFICIAIS DE COMPETIÇÃO NABBA:

  • CLASS 4 – atletas com estatura até 1,65m
  • CLASS 3 – atletas com estatura até 1,72m
  • CLASS 2 – atletas com estatura até 1,79m
  • CLASS 1 – atletas com estatura acima de 1,79m
  • JÚNIOR – atletas com a idade até 21 anos completos ou não
  • MASTER – atletas com 40 anos ou mais
  • BODYBUILDING FEMININO – única, atletas de musculação feminina
  • FIGURE CLASS 2 – atletas femininas com estatura até 1,63m
  • FIGURE CLASS 1 – atletas femininas com estatura acima de 1,63m
  • MISS FITNESS – categoria feminina única.

A Nabba Internacional tem estas categorias como oficiais em eventos de nível mundial, porém ela permite que as filiadas dividam as categorias da maneira que entendam ser bom para seu país. Caso a filiada opte por outra forma de divisão, quando seus atletas forem competir internacionalmente terão que seguir as regras internacionais. Por exemplo, a NABBA USA faz as categorias: Master I acima de 40 anos, a Grand Master acima de 50 anos, a Ultra Master acima de 60 anos, mas quando seus Masters competem internacionalmente somente há a categoria acima de 40 anos.

Categorias podem ser ajustadas, dependendo do número de participantes. Categorias e divisão de categorias são submetidas a mudanças com aprovação da NABBA e do organizador do evento.

O OBJETIVO É SELECIONAR OS MELHORES BODYBUILDERS, SENDO QUE ISTO OCORRE EM TRÊS ETAPAS ou "ROUNDS":

  • QUARTO DE VOLTA – em linha Frente, Costas e ambos os Lados.
  • ROTINA INDIVIDUAL
  • COMPARAÇÕES

DIVISÃO DA COMPETIÇÃO:

PROVAS PRÉVIAS:
Todos os atletas inscritos no evento competem nas prévias, sendo que as prévias NABBA são compostas de:

Quarto de volta – semi relaxados – todos fazem as poses de quarto de volta: frente, lado, costas, lado e frente. Terminada esta etapa todos saem do palco. Quando estes procedimentos são finalizados e os juízes estão satisfeitos, encerra-se a etapa.

Rotina Individual – os atletas entram um a um no palco, pois são chamados individualmente ao centro para 1 minuto de poses com música.

Comparações – Poses: todos os atletas da categoria são divididos em grupos de no máximo 6 atletas e são chamados para fazer as 8 poses compulsórias, sendo que poses adicionais podem ser solicitadas, caso o árbitro central julgue necessário. Uma vez satisfeito o painel de árbitros, é finalizado o Pré Julgamento.

FINAIS:
Nas finais NABBA entram todos os atletas da categoria que competiu nas prévias e fazem 1 minuto de Posedown. Depois os 6 finalistas são anunciados e saem do palco. Os demais recebem medalha de participação e saem. Os seis classificados são chamados de volta ao palco e se apresentam da seguinte forma:

Rotina Individual – Em 90 segundos, com música à escolha do atleta, ele faz uma apresentação individual com poses de sua escolha.

Posedown – são chamados os 6 (seis) finalistas e têm 1 minuto de poses livres, confrontando-se.

Premiação – Terminado o Posedown, os atletas recebem sua premiação.

POSES DA NABBA:

OFICIAIS:
1.    DE FRENTE DUPLO BÍCEPS
2.    DE FRENTE EXPANSÃO DE DORSAIS
3.    DE LADO PEITORAL
4.    DE COSTAS DUPLO BÍCEPS
5.    DE COSTAS EXPANSÃO DE DORSAIS
6.    DE LADO TRÍCEPS
7.    DE FRENTE ABDOMINAIS E COXAS
8.    O MAIS MUSCULOSO – TRAPÉZIO
9.    DUPLO GÊMEOS CONTRAÍDO
10.  MÃOS NO QUADRIL – MAIS MUSCULOSO
11.  CONTRAÇÃO DE COXA – DIREITA E ESQUERDA
12.  MÃOS ATRÁS DAS COSTAS – MAIS MUSCULOSO
13.  SERRÁTIL E OBLÍQUOS – AMBOS OS LADOS
14.  CONTRAÇÃO DE POSTERIORES DE COXA – COSTAS E LADO
15.  MÃOS ACIMA DA CABEÇA "POSE DA VITÓRIA" – DE FRENTE E DE COSTAS.

REGRAS E REGULAMENTOS:

1.    QUALIFICAÇÃO DE ATLETAS PARA NABBA – É definido como "Amador" qualquer atleta que não tenha competido por prêmio em dinheiro em competições sancionadas por qualquer federação. Com base nesta regra, todos os atletas competindo na NABBA devem ser amadores.

2.    Cada competição NABBA consistirá de uma ou mais categorias com distinção por Estatura ou Peso Corporal. O método de contagem será o sistema de colocação, onde atuam 5 ou 7 árbitros e onde a classificação mais alta e a mais baixa são cortadas. Quando usado um painel de 9 árbitros, as duas notas mais altas e as duas mais baixas são cortadas para o cálculo de cada colocação final do disputante. Empates devem ser resolvidos pelo sistema de colocação mais baixa ou pelas primeiras colocações.

3.    Trajes de posar são da escolha do competidor, de preferência em cores sólidas, opacas, destituído de bordado, faixas, marcas ou outros emblemas.

4.    O uso de bronzeadores, loções de bronzeamento, cremes, óleos ou outros produtos realçadores é aceito, tanto nas prévias quanto nas finais. Na ocasião do evento, a pedido da organização, o uso de qualquer produto pode ser proibido. Neste caso, os atletas devem ser notificados.

5.    Um tape cassete ou CD é exigido de cada atleta para sua apresentação. O tape deve ser entregue pelo atleta ao iniciar sua rotina de poses. É vantagem para o atleta selecionar a música de maneira que realce dramaticamente a apresentação de poses livres. Palavras ou letras na música não devem ser profanas ou ofender.

6.    Todos os atletas, dirigentes e árbitros participantes de um evento da NABBA devem ser registrados como membros da NABBA. Membros recebem um cartão de identificação, correspondência, boletim informativo e o direito de participar de eventos NABBA.

DESQUALIFICAÇÃO E SUSPENSÃO:

Os competidores estarão sujeitos à desqualificação de suas colocações na competição e perda da qualificação para competições futuras, ou seja, suspensão, por falta de espírito esportivo – desqualificação por um ano, a partir do momento da suspensão.

JULGAMENTO – ARBITROS e PROCEDIMENTOS de PONTUAÇÃO:

1.    ÁRBITRO CENTRAL – deverá ser qualificado, experiente e capaz de conduzir a competição e supervisionar o painel de árbitros. O árbitro central será responsável por toda a comunicação entre os árbitros e os competidores. O árbitro central normalmente não vota, a menos que haja um número insuficiente de árbitros presentes.

2.    ÁRBITROS DE PONTUAÇÃO – O painel de árbitros consistirá de número impar, nunca inferior a 5 árbitros. Cada um deve ser qualificado dentro de sua federação e deve ser examinado pelo Comitê de Julgamento da NABBA. As folhas de pontuação serão minunciosamente examinadas para observar o desempenho de cada árbitro no julgamento.

3.    PONTUAÇÃO – competidores em cada categoria serão pontuados e classificados por cada árbitro de acordo com o critério de julgamento específico para cada categoria de competição.Não são todos os competidores que são julgados, somente 10. O número de competidores que são oficialmente julgados deve ser equivalente ao número de prêmios a serem entregues, mais 2. Ou seja, se uma categoria tem 6 prêmios, devem ser classificados 8 competidores, não sendo ranqueados os seguintes.

4.    Se 7 (sete) árbitros estão atuando, a nota mais alta e a mais baixa serão cortadas. Se forem 9 (nove), as duas notas mais altas e das duas mais baixas serão cortadas.

5.    Para determinar o Overall de uma competição, com categorias, os vencedores de cada categoria devem ser agrupados para o quarto de volta:

Etapa 1 e poses oficiais
Etapa 2. Poses compulsórias opcionais podem também ser solicitadas pelo árbitro central, para mais comparações. Cada competidor do Overall deve ser classificado conforme o ponto 4, acima.

COMPETIÇÃO FÍSICA – CRITÉRIOS DE JULGAMENTO:

Os critérios usados para julgar uma competição são baseados em três aspectos: MUSCULARIDADE – SIMETRIA e APRESENTAÇÃO.

MUSCULARIDADE
É o tamanho dos músculos em relação à estrutura esquelética, formato dos músculos, qualidade dos músculos, músculos sólidos, densos. Também inclui a separação entre músculos adjacentes e a grupos musculares, estriação dentro do músculo ou grupo de músculos, com mínimo de gordura e água entre a pele e o músculo, realçando a aparência muscular.

SIMETRIA
Estrutura harmônica de um físico relativo ao tamanho de várias partes corporais, forma, proporção, destaque e equilíbrio de cada parte corporal uma em relação à outra, resultando um todo coeso e equilíbrio geral.

APRESENTAÇÃO
A Apresentação é mostrar de forma vantajosa a habilidade de posar, postura, projeção e presença de palco. São partes importantes da Apresentação: tom de pele, preparação e traje de poses. Podem realçar a rotina da Apresentação: a seleção de poses e sua correta execução, a suavidade da transição e a seleção coordenada da música.

OBS.: A coreografia não deve contar para a classificação do atleta. Este quesito apenas mostra que, quando o atleta consegue posar bem e mostrar melhor seus músculos, tem vantagem.

FIGURE – NABBA:

§    A ênfase deve ser dada à forma e proporção feminina, enquanto treinada e com moderado nível de gordura, não podendo levar a definição ao extremo. A atleta não deve ter o grau de desenvolvimento, definição, separação e estriação de uma competidora de bodybuilding feminino.

§    O julgamento será conduzido em três etapas. A cada competidora na categoria será dada uma classificação, com base total dos critérios julgados.

§    O promotor do evento tem o direito de especificar o tipo de vestimenta a ser usada pelas atletas, podendo ser limitada a maiô ou biquíni de 2 peças e sapato de salto alto. As competidoras devem conferir antes com os promotores qual será o traje determinado para o evento. A vestimenta deve ser escolhida de maneira que mostre melhor a forma e o condicionamento da atleta. O traje pode ser de cor sóbria ou multicolorido, bordado, ornado com pedrarias, lantejoulas ou borlas. O uso de maquilagem ou jóias é opcional e de escolha da atleta. Sapato de salto alto é padrão para as etapas 1 e 3. A aplicação de óleos para brilho do corpo pode se permitida.

ETAPA 1 – SIMETRIA – QUARTO DE VOLTA:

Todas as competidoras da categoria devem estar no palco em linha (reta ou curva) e em ordem numérica, todas de frente para os árbitros, na posição semi relaxada, com os tornozelos se tocando. O árbitro central instruirá as competidoras em grupo para executarem uma série de quarto de volta, permitindo aos árbitros observá-las de frente, de lado, de costas e novamente de lado, antes de retornarem à posição de frente. Quando os árbitros completam seu trabalho a Etapa 1 está concluída.

ETAPA 2 – ROTINA INDIVIDUAL – POSES LIVRES:

Cada competidora terá 90 segundos para exibir sua forma, condição física, carisma e habilidade de apresentação através da etapa de poses livres. A rotina deve ser uma criação artística, hábil e graciosa e deve incorporar algumas das poses obrigatórias de exposição do FIGURE. A apresentação não deve ser de Fitness, nem conter movimentos de aeróbica, nem poses de bodybuilding. O Figure não permite poses com punhos fechados, as mãos devem estar abertas nas poses. Durante a apresentação da rotina a atleta deve usar biquíni e estar descalça. Competidoras e árbitros devem ser lembrados de que uma apresentação graciosa e empolgante é um fator importante, mas o aspecto essencial da competição é o critério aplicado ao julgamento FIGURE que foi abordado acima.

ETAPA 3 – COMPARAÇÕES:

Esta é a etapa das poses de comparação. Voltam todas as atletas ao palco e são chamadas em grupo pelo árbitro central para executar as seis poses obrigatórias, sendo que deve haver tempo suficiente para as competidoras manterem as poses, a fim de que os árbitros possam avaliá-las e tempo para descansar entre cada exposição. As poses são:

  1. De frente exposição de braços acima da cabeça.
  2. De lado exposição peitoral
  3. De lado exposição tríceps
  4. De costas exposição de braços acima da cabeça
  5. De frente abdominais.

As poses, ou melhor as exposições do físico, são realizadas com as atletas de BIQUINI e salto alto. Também nesta etapa, competidoras e árbitros devem ser lembrados que apresentar-se de maneira graciosa e empolgante são fatores importantes, mas o aspecto mais importante é o critério aplicado ao julgamento FIGURE que foi abordado acima.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: